segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

É BOM SABER !!!









O Teatro São Cristóvão ou Teatro dos Pássaros é uma edificação de arquitetura art décor erguido em 1913 e inaugurado pela União dos Chauffeurs em 1958. Tem importância histórica, pois abrigou a antiga Associação dos Chauffers e que foi doado pela França no início do século passado. Em São Brás já foi uma referencia em teatro com vasta programação cultural. 
Foi palco artístico e de militância política contra a ditadura militar até 1970, quando passou ao desuso e, consequentemente, ao ostracismo. A perseguição da censura se devia ao posicionamento de muitos e as letras maliciosas das músicas.



O espaço era referência na apresentação de grupos de pássaros folclóricos nas décadas de 1950 a 70. Além disso, serviu de palco para shows de importantes nomes da música brasileira, como Roberto Carlos e Vinícius de Moraes.
Para entender a importância do espaço é preciso entender um pouco da cultura da opera dos pássaros, que só existe no Pará. A cordões dos pássaros juninos são uma especie de mini opera popular, com pequena orquestra. Hoje a festa dos pássaros ainda sobrevive com dificuldades com apoio de algumas instituições publicas.



O espaço tinha um grande palco, bar, e capacidade para mais de duzentas pessoas. São Cristóvão é santo padroeiro dos Chauffeurs. Em época em que o bairro crescia com a presença de espaços populares, São Cristóvão era referencia em Teatro e não longe dali ficava o Cinema Independência. Nos séculos passados quando os teatros eram referencia popular e a cidade tinha outros mais como o ao lado da prefeitura, o providencia.



Muita gente que passa pela Avenida Magalhães Barata entre as travessas 3 de Maio e 14 de Abril nem deve saber que a via abriga, por detrás de tapumes e muito lixo, um espaço que faz parte do passado cultural da cidade. Hoje é um reflexo do descaso, em um terreno abandonado, restou apenas a fachada da edificação original encoberta por mato.



No ano passado, o Ministério da Cultura aprovou um projeto com a liberação de R$ 4 milhões para a restauração da antiga sede da União Beneficente dos Chauffeurs do Pará e reconstrução do Teatro São Cristóvão. A obra é uma parceria entre os governos federal e estadual, por meio da Diretoria de Patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura e, segundo projeto apresentado pelo secretário de Cultura Paulo Chaves ainda em janeiro deste ano, as intenções são muitas: após as obras, passaria a abrigar a sede da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band, e funcionaria como um Memorial dos Pássaros Juninos e da história da Associação de Chauffeurs, incluindo um espaço dedicado ao padroeiro, São Cristóvão além de teatro com capacidade para mais de 200 lugares.



O secretario de cultura Paulo Chaves promete entregar um espaço com melhor climatização e acústica original, além de uma reforma na altura do palco. As discussões foram feitas através da antiga ministra da cultura Marta Suplicy, durante sua vinda a Belém, e se estenderam a um encontro com assinatura do compromisso pelo então ministro Roberto Freire. Ainda em 2013 o processo de desapropriação do imóvel esteve em curso pela Secretaria de Obras Públicas do Estado, mas nada mais foi noticiado

Nenhum comentário:

Postar um comentário