segunda-feira, 23 de maio de 2016

NOTÍCIAS!!!

23/05/2016 17h15 - Atualizado em 23/05/2016 17h15

MP ajuíza construtoras por atraso na entrega de apartamentos, em Belém

Duas construtoras foram acionadas pela Justiça.
Prédio no bairro de Telégrafo deveria ter sido entregue em 2012.

Do G1 PA
Edifício localizado na Rua Soares Carneiro não estás concluído. Contrato previa entrega para 2012. (Foto: Ascom/MP)Edifício localizado na Rua Soares Carneiro não está
concluído. Contrato previa entrega para 2012
(Foto: Ascom/MP)
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) ajuizou nesta segunda-feira (23) Ação Civil Pública (ACP) em desfavor das empresas de construção civil Sistem Construtora e Encicon Engenharia Civil por não cumprimento de contrato que prevê a entrega do edifício Azure Condominium, localizado no bairro do Telégrafo, em Belém. O G1 tenta contato com as construtoras.
O empreendimento deveria ter sido entregue em março de 2012. Na ação, que é assinada pelo 2º promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Marco Aurélio Lima do Nascimento, o MPPA pede a anulação de contrato entre os compradores e a construtora Sistem, com a devolução dos valores pagos pelos adquirentes e o pagamento de lucros cessantes corresponde a 1% ao mês sobre o valor total do imóvel durante o tempo de atraso da obra. Também solicita o pagamento de multa contratual de 2% sobre o valor do débito e juros de mora de 1% ao mês, dentre outros pedidos.
Atraso
A ação é resultado de denúncia formalizada ao MPPA por um grupo de consumidores que firmaram contrato com a Sistem Construtora e Incorporadora Ltda, para adquirir apartamentos, de aproximadamente 56,88 m² de área privativa, no edifício Azure Condominium, localizado na Rua Soares Carneiro, cuja data prevista para a entrega era em março de 2012, com prazo de tolerância de 180 dias.

Insatisfeitos com o atraso na entrega do empreendimento e com notícias de erros na execução das obras, os compradores procuraram o MPPA em busca de uma solução. A instituição abriu procedimento administrativo, em 2014, para apurar possível prática abusiva com relação aos contratos de promessa de compra e venda de imóveis e realizou reunião com os compradores e com o construtor para tentar um acordo entre as partes, mas não houve sucesso.
Erro no projeto
Segundo o MPPA, à época das negociações, a Sistem Construtora reconheceu o atraso das obras e alegou que a inadimplência de alguns clientes comprometeu o cronograma de entrega. Também alegou que não conseguiu financiamento bancário para dar prosseguimento ao empreendimento.

A Encicon Engenharia Civil e Construções da Amazônia Ltda, também de propriedade de Antonio Carlos Areias Tuma, foi incluída na ação do MPPA por ser a empresa responsável pela execução da obra, sendo também responsável pelo atraso. Dia 22 de fevereiro de 2016, um ex-técnico de edificações da Sistem informou que o prédio Azure apresentava um desnível, uma inclinação além da legalmente permitida. Nesta oportunidade, os adquirentes juntaram um relato dos problemas estruturais do prédio. A ação alega que a Sistem Construções fere o Código de Defesa do Consumidor e menciona que desde a abertura do procedimento administrativo, em 2014, a construtora não apresentou nenhuma solução para o caso do atraso, nem para o problema do desnível dos pavimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário