domingo, 30 de novembro de 2014

CURIOSIDADES!!!



Antonio Juraci Siqueira
NÓS, OS FILHOS DO BOTO
No ano 2000, quando apareci no quadro “Me leva, Brasil!” do “Fantástico da rede Globo de Televisão, afirmando ao repórter Maurício Kubrusly ser “filho de boto”, muita gente procurou-me para saber da veracidade ou não do fato.
Pois bem: a verdade é que ninguém sacou que a minha “mãe” é a Amazônia e o “boto” em questão é o Capitalismo, esse moço bonito que nos seduz, nos enraba e depois nos abandona prenhes de dívidas e dúvidas. É o mesmo boto que em tempos idos, travestido de regatão ou de doutorzinhos da capital, filhos dos coronéis de barranco, comiam nossas tapuias em troca de um corte de chita, de um vidro de perfume ou de promessa de casamento. E a “minha mãe”, a exemplo da “Mama África” do Chico Cézar, também é mãe solteira, também foi e continua sendo estuprada e emprenhada por esse boto malino, tanto física quanto cultural e economicamente. Ontem, na base do “dá ou desce”, a ferro e fogo; hoje, na mesma base, só que com armas muito mais sofisticadas, sedutoras e eficientes...
Quando disse ao repórter que minha mãe não “pulou a cerca”, porque não havia cerca, quis dizer simplesmente que a Amazônia continua escancarada e indefesa à cobiça internacional. Tem muito olho de boto em cima das nossas riquezas, da nossa biodiversidade. É “olho de boto no fundo dos olhos de toda paisagem...”

TROCA DE SABERES MOVIMENTOU OURÉM NO FIMNAL DE SEMANA!!!





OURÉM COMO SEMPRE RESPIRANDO CULTURA.

CONFIRA O QUE ACONTECEU NO TROCA DE SABERES EM OURÉM PARÁ; FOI UM FINAL DE SEMANA RICO NO SE DIZ RESPEITO A LITERATURA.

COMO SEMPRE OURÉM SAINDO NA FRENTE NA ÁREAL CULTURAL.

APLAUSOS DO BLOGUEIRO!!!



























LIONS CLUB DE CAPITÃO POÇO DE VOLTA E JÁ EM AÇÃO!!!


 LIONS CLUBE DE CAPITÃO POÇO, SERVIR DESINTERESSADAMENTE É BOM DEMAIS.

UM DOS MAIORES CLUBES DE SERVIÇOS DO MUNDO VOLTOU A ATIVA EM CAPITÃO POÇO; ESTAMOS FALANDO DO "LINS CLUBE" QUE DORAVANTE VAI RECOMEÇAR SEUS TRABALHOS EM GRANDE STILO.

E PARA INICIO DE AÇÃO O CLUBE COMEÇA COM A REALIZAÇÃO DA CAMPANHA NATAL SEM FOME QUE JÁ COMEÇOU, A EQUIPE DO LIONS SAIU PARA VISITAR O COMÉRCIO POCENSE EM BUSCA DE PARCERIAS E O RESULTADO FOI SATISFATÓRIO.

EM POUCAS HORAS DE AÇÃO O CLUBE ARRECADOU BRINQUEDOS E ALIMENTOS QUE SERÃO DISTRIBUÍDOS A PESSOAS QUE NECESSITAM MAIS QUE A GENTE.

O BLOGUEIRO ESTÁ APLAUDINDO DE PÉ ESSA AÇÃO!!!














sábado, 29 de novembro de 2014

GOVERNADOR SIMÃO JATENE PARTICIPOU DA II MOSTRA INTERNACIONAL DA SEMANA DO BEBÊ!!!





Amigas e amigos,


Foi realizada nos últimos dias em Belém a II Mostra Internacional da Semana do Bebê, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e que neste ano ocorreu paralelamente às semanas estadual e municipal do Bebê. Na abertura do evento, que contou com representantes de diversas cidades brasileiras além de países como Portugal e Argentina, recebemos ainda a ministra interina da saúde, Ana Paula Soter e o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.

Na cerimônia de abertura, na qual o Hino do Pará foi executado por alunos de percussão e do coral do Pro Paz - Por Uma Cultura de Paz, o Governo do Pará formalizou com diversas entidades um conjunto de parcerias para a erradicação do trabalho infantil no Estado. O Tribunal de Justiça do Estado e o UNICEF também assinaram um termo de cooperação para a promoção da Justiça voltada às crianças e adolescentes.

A escolha de Belém para sediar a Mostra Internacional é um fato a ser celebrado. Afinal, nosso maior desafio enquanto país é sermos capazes não só de compreender a nossa diversidade mas, particularmente, utilizar essa diversidade para reduzir as nossas desigualdades. Assim, a realização de um encontro internacional deste porte aqui em Belém, à semelhança do que ocorreu também esse mês com o encontro do Comitê Permanente da America Latina para a Prevenção do Crime (Coplad), da Organisation des Nations Unies (ONU), é um bom momento para enfatizar que o Pará e a Amazônia tem desafios que são semelhantes aos desafios brasileiros, mas possui especificidades e particularidades que exigem atenção especial.

Amigas e amigos,

Para alegria de todos, na abertura do evento foi anunciado que os bancos de leite da Fscmpa - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e dos hospitais de Marabá e Bragança receberam "Selo Ouro" da Fiocruz. Em nossa manifestação, além dos agradecimentos, registrei uma questão que particularmente nos preocupa, que é a gravidez na adolescência, lembrando que se é verdade que o lugar de criança é na escola, antes disso, deve ser no coração da gente, e isso deve ocorrer desde a decisão de engravidar.

Acredito que crianças geradas a partir de uma escolha, esperadas com cuidado e carinho, bem-vindas, tem muito mais chance de se transformarem em adultos mais abertos a viver em coletividade e artífices de um mundo melhor.

A chamada modernidade nos trouxe muitas coisas boas, inegavelmente, mas também nos tem colocado diante de supostas "facilidades" que são verdadeiras armadilhas, como o espantoso crescimento da cesariana transformado o mais natural e fantástico ato, o "parir", em procedimento médico cirúrgicos.

Amigas e amigos,

Ao compartilhar com vocês nossa alegria em receber um evento deste porte em nosso Estado, quero do fundo do meu coração, não apenas como governador, mas como mais um dos bilhões de seres que são, na verdade, apenas “bicho-homem”, agradecer a todos que contribuíram para o evento. Lembrando que temos sim o que comemorar, mas sem deixar de reconhecer que temos enormes desafios pela frente. E eles só serão realmente enfrentados quando entendermos que todas as semanas dos meses, todos os meses do ano e todos os anos de nossas vidas devem ser semanas, meses e anos do Bebê.







NOTÍCIAS DO ESTADO!!!


Amigas e amigos,
Nesta quinta-feira, 27, estive em dois municípios, participando de ações do governo que certamente levaremos por algum tempo em nossa memória, pela humildade, carinho e espontaneidade das palavras e gestos, que tornaram a cerimônia momento que a gente gosta de relembrar.

Na primeira delas, observamos mais uma clara evidência do quanto é possível transformar a sociedade em que vivemos quando, para isto, nos determinamos enquanto indivíduo, mas, sobretudo coletivamente.

No chão de terra batida e com a sombra de uma mangueira para amenizar o calor do sol forte, na comunidade quilombola de Muruteuazinho, em Santa Luzia do Pará, foi entregue o título coletivo de terra para remanescentes de quilombos, valorizando uma das nossas raízes e garantindo um olhar do estado para aqueles que durante tanto tempo ficaram à margem da sociedade que contribuíram para construir.

Com mais esta entrega, já estamos perto de 130 comunidades quilombolas beneficiadas com este tipo de titulação, e com isso, silenciosamente, o Pará é o Estado com maior número de titulação de terras quilombolas no país.

Os números são importantes, mas o que vale mesmo é a certeza que mais uma comunidade passa a ter. Com a titulação coletiva, a comunidade preserva juridicamente suas raízes e tem mais segurança para produzir e reproduzir para as próximas gerações sua tradição, sua cultura, sua história e origem, se reencontrando cotidianamente com seu passado na construção do futuro.

Após Santa Luzia, estivemos no município de Bonito, para a inauguração de mais uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP). Já chegam a mais de 30 entregues, as quais se somam mais 42 em construção em todas as regiões do Estado.

O espaço fala por si só e representa um ambiente mais confortável para receber a população em momentos muitas vezes marcados pela dor e pelo trauma. Porém, como fizemos questão de destacar, são as pessoas, especialmente os servidores, que vão dar vida ao prédio e, mais que conforto, garantir que as pessoas sejam bem atendidas,

Afinal, cada cidadão, é também dono de qualquer espaço público e o responsável pelo pagamento de todos nós servidores, inclusive dos que ali irão desempenhar as funções que escolheram para exercerem em suas vidas. Como sempre ressaltamos, mais que uma escolha de profissão, ser servidor público deve ser uma escolha de vida, e melhorar a qualidade dos serviços públicos um dos nossos grandes desafios, até como forma de reduzir as desigualdades, uma vez que são os menos favorecidos que mais dependem de serviços públicos.

As UIPPs reúnem ações de diversos órgãos (entre eles as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves), além das áreas que trabalham as políticas sociais do governo, como o Programa Pro Paz.

Finalmente, tive a oportunidade de ver também a bonita agência do Banco do Estado, o Banpará, que está quase pronta pra ser entregue à população, e espero voltar a Bonito e ver os prédios bem cuidados e as pessoas bem atendidas, o que, certamente, só será possível com a participação de todos, servidores e usuários.

FONTE:
FACE DO GOVERNADOR SIMÃO JATENE!!!

COBRANÇAS!!!



Aécio Neves apresentou, hoje, um requerimento no Senado Federal para solicitar, ao Ministério da Educação, informações sobre o programa Ciência Sem Fronteiras. Em junho, a presidente Dilma afirmou que havia concedido 83 mil bolsas de estudo no exterior, enquanto o site oficial do programa informava que menos de 56 mil foram concedidas. O Brasil quer transparência e verdade em todas as ações do governo.
Em junho, a presidente Dilma afirmou que havia concedido 83 mil bolsas de estudo no exterior, enquanto o site oficial do programa informava que menos de 56 mil foram concedidas. O Brasil quer transparência e verdade em todas as ações do governo.









MAIS CONQUISTAS PARA CAPITÃO POÇO!!!


SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE EUCIR BEZERRA
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO FOI DESCENTRALIZADA DO GOVERNO DO ESTADO

MAIS VITÓRIAS PARA O NOSSO MUNICÍPIO, DESSA VEZ COMEMORAMOS A DESCENTRALIZAÇÃO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO GOVERNO DO ESTADO, APARTIR DESTA DATA NOSSA SECRETARIA TERÁ AMPLOS PODERES PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA CIDADE E DO INTERIOR SEM PRECISAR RECORRER PARA O GOVERNO DO ESTADO.

VITÓRIA QUE VEIO DEPOIS DE MUITO TRABALHO, LUTA E ESFORÇOS, DE PARABÉNS A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPITÃO E DE PARABÉNS A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO NOSSO MUNICÍPIO.

O MUNICÍPIO TAMBÉM RECEBEU UM TÍTULO DE MUNICÍPIO VERDE, E TAMBÉM OUTRO TÍTULO DE ÓRGÃO AMBIENTAL CAPACITADO, SÃO VITÓRIAS QUE CHEGAM ATÉ NÓS POCENSES GRAÇAS AO TRABALHOS E ESFORÇOS DAQUELES QUE SÃO INCANSÁVEIS NA DEFESA DO MUNICÍPIO QUE TANTO AMAMOS.

BLOG DO ARNALDO LEÃO!!!

DOCUMENTO COMPROVANDO A DESCENTRALIZAÇÃO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE EUCIR BEZERRA  E SUA EQUIPE DE TRABALHO 

JOSÉ MARIA MEMBRO DA EQUIPE DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE








AÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE!!!



Secretaria de Saúde em Ação

A Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Poço-PA, juntamente com setor de endemias está realizando campanha municipal de ação integrada de combate ao mosquito (Aedes Aegypti) transmissor da dengue e da febre chikungunya. 

Programação: Palestras nas escolas, coleta de lixo, entrega de sacos plásticos, panfletos e visitas domiciliares.

fonte: 
Facebook










sexta-feira, 28 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ESTÁ REALIZANDO TRABALHO DE CAMPO NA REGIÃO NORDESTE DO PARÁ!!!

TRABALHO IMPORTANTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EM NOSSA REGIÃO. 

PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ESTÃO REALIZANDO UM IMPORTANTE TRABALHO DE CAMPO NA REGIÃO NORDESTE DO PARÁ.

A GEOGRAFIA FÍSICA E TURÍSTICA ESTÃO SEMPRE A FRENTE DESSE TRABALHO QUE ESTÁ SENDO ORIENTADO PELAS PROFESSORAS CARMENA FRANÇA E MARIA GORETHE.

PROFESSORES E ALUNOS ESTÃO FAZENDO O PERCURSO DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO, (BELÉM BRAGANÇA), E AO MESMO TEMPO FAZENDO UM LEVANDO DA IMPORTANCIA QUE A MESMA TINHA PARA A NOSSA REGIÃO.

A EQUIPE TAMBÉM AVALIA O POTENCIAL TURÍSTICO E ECONÔMICO DE CADA MUNICÍPIO POR ONDE ESTÃO PASSANDO. UM MOMENTO MAIS QUE IMPORTANTE PARA ALUNOS E PROFESSORES.

NO DECORRER DO TRABALHO ALUNOS E PROFESSORES JÁ PASSARAM POR VÁRIOS MUNICÍPIOS, ENTRE ELES PODEMOS CITAR ALGUNS: CASTANHAL, BENEVIDES, SANTA IZABEL DO PARÁ, IGARAPÉ AÇÚ, PEIXE BOI, NOVA TIMBOTEUA, CAPANEMA, CAPITÃO POÇO E OURÉM.

O CONHECIMENTO É A BASE DA FORMAÇÃO DE QUALQUER INDIVIDUO.

BLOG DO ARNALDO LEÃO!!! 







PROFESSORA MARIA GOTRTHE E O PROFESSOR AROLDO OLIVEIRA DA USP (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)










PROFESSOR AROLDO OLIVEIRA E ALUNO DA UFPA




PROFESSORA MARIA GORETHE E  O PROFESSOR EDUARDO BRITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (PORTUGAL)

DIRETAS DO LEÃO!!!



01- SOMOS SABEDORES DA GANÂNCIA EXISTENTE NO MUNDO, GOSTARIA DE SABER O PORQUE QUE PESSOAS QUE GANHA SALÁRIOS GORDOS, DE APROXIMADAMENTE VINTE, TRINTA E ATÉ CINQUENTA MIL REAIS AINDA MONTAM ESQUEMAS CRIMINOSOS PARA SER BENEFICIADO MAIS AINDA?

02- ESCÂNDALO NO ("IBAMA") O ÓRGÃO PAGA PREÇOS ABSURDOS EM ALUGUÉIS DE PRÉDIOS ENQUANTO A SEDE DO ÓRGÃO ESTÁ ENTREGUE AS BARATAS.

03- AINDA FALANDO DO ("IBAMA") O ÓRGÃO TODO PODEROSO GASTOU FORTUNAS EM REFORMAS E ATÉ AGORA AS MESMAS NÃO APARECERAM, É INCRÍVEL A FACILIDADE DE ROUBAR NO BRASIL. 

04- EM CAPITÃO POÇO TEM SUPERMERCADO VENDENDO PRODUTOS VENCIDOS, O BLOGUEIRO JÁ CONVERSOU COM O GERENTE E O PROPRIETÁRIO DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL, SE PROVIDÊNCIAS NÃO FOREM TOMADAS VOU EXIBIR FOTOS E DA FACHADA DO SUPERMERCADO E DA MERCADORIA VENCIDA.

05- EM NOSSO MUNICÍPIO FORMOU-SE UM GRUPO DE POLÍTICOS QUE ESTÃO ESPALHANDO O TERROR POLÍTICO NA CIDADE, OU SEJA, A CADA DIA SURGE UM BOATO DIFERENTE, O QUE "ELES" NÃO SABEM É QUE FOFOCA FICOU PARA AQUELES QUE NÃO TEM "O QUE FAZER" VÃO PROCURAR UMA LAVAGEM DE ROUPAS PRA VOCÊS BANDO DE DESOCUPADOS!

06- PARABÉNS POLÍCIA MILITAR DE CAPITÃO POÇO E EM ESPECIAL AO CAPITÃO RAYOL POR ATENDER A SOLICITAÇÃO DE ALGUNS COMERCIANTES DA TRAVESSA 23 DE DEZEMBRO "O CORAÇÃO DO COMÉRCIO" O BARULHO FEITO PELOS SISTEMAS DE SONS DE ALGUMAS LOJAS ERA ENSURDECEDOR, DEPOIS DA AÇÃO DA POLÍCIA O PROBLEMA FOI SOLUCIONADO, AGORA SIM DA PARA TRABALHAR! 

07- AINDA TEVE GENTE QUE ACHOU RUIM A ATUAÇÃO DA POLÍCIA E FOI TIRAR SATISFAÇÃO, GOSTARIA DE SABER SE O BARULHO QUE ESSE CIDADÃO FAZ NA FRENTE DO COMÉRCIO DELE FOSSE FEITO DENTRO DA CASA DELE O QUE ESSE CIDADÃO FARIA HEIN?

08- DIA NOVE DE DEZEMBRO ACONTECERÁ AS ELEIÇÕES QUE VÃO ELEGER A NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAPITÃO POÇO, A RESPONSABILIDADE ESTÁ NAS MÃOS DOS EDIS.

09- POR FALAR EM ELEIÇÃO DE CÂMARA, AS ELEIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE GARRAFÃO DO NORTE FOI UMA VERGONHA, OS VEREADORES FORAM RAPTADOS E FICARAM ISOLADOS E SÓ APARECERAM PARA VOTAR NO DIA DAS ELEIÇÕES, CHEGARAM EM UM TRANSPORTE E DESCERAM NA FRENTE DA CÂMARA FEITOS PRISIONEIROS, VERGONHOSO PRA QUEM FOI ELEITO PRA DEFENDER OS DIREITOS DO POVO!

10- GOSTARIA AGORA DE FALAR COM O COMANDO DA PM EM CAPITÃO POÇO, O BAIRRO JARDIM TROPICAL, ONDE O BLOGUEIRO RESIDE ESTÁ SEM RONDA NOTURNA, ALÔ COMANDO DA PM VAMOS PROCURAR AÍ NO MAPA DE VOCÊS A LOCALIZAÇÃO DO BAIRRO ELE EXISTE! PODEM LOCALIZAR O NOSSO BAIRRO NÃO CUSTA NADA A VIATURA PASSAR POR AQUI DE VEZ EM QUANDO, ESTAMOS ESPERANDO!

POR HOJE É SÓ; O BLOGUEIRO TAVA MUITO BONZINHO, MAS A PARTIR DE AGORA AS COISAS VÃO MUDAR!!!

ABRAÇOS DO LEÃO!!!


SAÚDE MASCULINA!!!




NA MANHÃ DA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, 27/11 A SECRETARIA DE SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO DEU O PONTA PÉ INICIAL DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA, LOGO CEDO ACONTECEU UMA PALESTRA NA SESMA SOBRE ESSA DOENÇA QUE NOS ÚLTIMOS ANOS VEM AFETANDO MUITO OS HOMENS DO ESTADO DO PARÁ, SEGUNDO PESQUISAS.

PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR, ESSE É UM ADÁGIO POPULAR MUITO ANTIGO, MAIS PORÉM VERDADEIRO. POIS A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO. 

BLOG DO ARNALDO LEÃO!!!