quinta-feira, 6 de junho de 2013

CRUELDADE!!!

Prefeito nega ordem para eliminar cães

Quinta-Feira, 06/06/2013, 06:56:52 - Atualizado em 06/06/2013, 06:56:52

Prefeito nega ordem para eliminar cães (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)


O assessor do prefeito Marcelo Pamplona, de Santa Cruz do Arari, Alisson Guimarães, voltou a negar veementemente, ontem, que tivesse havido qualquer tentativa de extermínio de cachorros por iniciativa da Prefeitura naquele município do arquipélago do Marajó. Marcelo Pamplona estaria fora do município, segundo o assessor que reiterou a negativa depois de a promotora de Justiça de Santa Cruz do Arari, Jeanne Maria Farias de Oliveira, anunciar, também ontem, a instauração de Inquérito Civil para apurar as notícias veiculadas pela imprensa. 

“O prefeito não está no município, mas ele não incitou ninguém a fazer isso. Quando ele viu as imagens, também ficou chocado porque não tem nada a ver com isso”, disse o assessor se referindo aos vídeos que foram apresentados, com exclusividade, pela RBATV, no programa ‘Metendo Bronca’, mostrando cachorros sendo perseguidos e laçados com cordas e arrastados pelas ruas da cidade por homens e crianças. Bastante machucados, os cães são amarrados e amordaçados e jogados no interior de pequenas embarcações. Alguns deles chegam a ser pendurados pelo pescoço e outros são agredidos.
Segundo a denúncia feita pelo morador Aragonei dos Santos, 49, que gravou as imagens, os animais estariam sendo jogados no rio a 50 quilômetros da sede do município. O prefeito é acusado de oferecer R$ 5 a R$ 10 por animal, Em uma semana, cerca de 300 cães teriam sido exterminados.

INTRIGA POLÍTICA
Segundo Alisson. Aragonei seria um adversário político do prefeito. Quanto às imagens, ele disse que “isso é coisa lá deles, o prefeito não mandou fazer isso”.
O assessor insiste ainda que a prefeitura enviou ofício para o Departamento de Zoonoses da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em março do ano passado, mas não recebeu resposta alguma, apesar do coordenador do grupo técnico do Departamento de Zoonoses, Reynaldo Lima, negar. 
Ele também disse que a prefeitura vai contratar um veterinário para cuidar do caso.

Crueldade é crime e será investigada, diz MP 
O Ministério Público do Estado (MPE) divulgou nota, ontem, em que afirma que “serão apuradas as graves notícias veiculadas na imprensa local, onde foi amplamente denunciado extermínio de cães no município de Santa Cruz do Arari”. As imagens divulgadas pela RBATV configurariam, “em tese, crueldade com animais, condutas descritas nas legislações vigentes e passíveis de responsabilização tanto civil quanto criminal”.
A promotora Jeanne de Oliveira vai coletar todas as imagens divulgadas na imprensa, ouvirá moradores locais e requisitará todas as perícias e diligências necessárias para elucidação das denúncias e responsabilização dos culpados que serão apontados pelo Inquérito Civil. Ela pediu ainda que a Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) instaure com urgência Inquérito Policial para também apurar “as graves denúncias”.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário